...A MATEMÁTICA E SEUS DESAFIOS...
GÉRARD VERGNAUD
Oláá Pessoal...
Hoje vamos conversar sobre um nome tão
respeitado no campo do ensino da Matemática... Talvez muitos não o conheça, mais seus estudos são de grande valia para entender um pouco de como trabalhar a Matemática na sala de aula!!!
Matemático, filósofo e psicólogo francês. Formado em Genebra,
Gérard compôs o segundo conjunto de pesquisadores doutorados por Jean Piaget, este é Gérard Vergnaud!!!
Gérard Vergnaud |
Para
Vergnaud as crianças constroem o conhecimento Matemático aos 5 anos, a partir daí elas já compreendem
alguns aspectos da adição. O primeiro modelo que elas aprendem é a reunião de
duas partes em um todo: três meninos, quatro meninas, quantas crianças no
total?
Só mais tarde, porém, elas vão conseguir entender, por
exemplo, como saber quantas meninas há no grupo se o total é sete e o número de
meninos é três.
Ressalta que em sua pesquisa, descobriu que, em média, são
dois Anos para passar do primeiro estágio para o segundo. Dois Anos! Outro
exemplo é a transformação que tem relação com o tempo, não com o espaço. Eu
tinha 4 reais no bolso, minha avó chegou e me deu mais 3 reais. Ou: eu tinha 9
reais e agora tenho 4. O que aconteceu? Parece fácil, mas para uma criança não
é.
Outro caso: tenho 5 reais a mais do que você. Eu tenho 12,
quanto você tem? E ainda há as transformações sucessivas. Ganhei quatro bolas
de gude e depois perdi seis. Mais quatro, menos seis. Ah, perdi duas. Não é tão
óbvio aos 8 ou 9 Anos. Vamos complicar um pouco mais. Joguei duas rodadas de
bola de gude. Sei que perdi seis na segunda e que, no total, ganhei 15. O que aconteceu
na primeira partida? Até os 13, 14 Anos, muitos jovens não conseguem achar o
resultado. "Não consigo resolver o problema porque não sei quantas eu
tinha no início", eles dizem...
No
entanto, Gérard enfatiza que na sala de aula, o professor até pode propor atividades, mas,
se não souber como os alunos avançam, passo a passo, eles talvez compreendam o
jogo proposto, porém não vão saber calcular.
Para um adulto, o exercício de subtrair as bolas de gude que
ganhou, para saber quantas tinha no início do jogo, pode parecer simples. Mas,
aos 7, 8 ou 9 anos, não é nada fácil compreender esse conceito matemático.
Mesmo com números pequenos, as crianças costumam ter muitas dificuldades. Se o
professor sabe disso e dispõe de uma boa variedade de exercícios para propor,
ótimo. Se ele fica numa única atividade, a garotada que não entende a própria
proposta do trabalho perde o interesse e nem se preocupa mais em acertar.
Assim,
ele finaliza ressaltando que o grande problema das crianças não gostar de Matemática é
provindo de uma grande valorização que a escola proporciona aos símbolos e
pouco da importância a realidade. Para ele, os alunos não vêem utilidade
naquilo e pensam: "Isso não me interessa. É abstrato e não serve para
nada".
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