segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS PARA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Na postagem desta semana vamos trabalhar a importância do lúdico dentro da sala de aula! Nosso encontro foi para tratar as varias abordagens da Matemática e seu ensino de forma significativa sobre a perspectiva de jogos e atividades de criação.

Para desenvolverem e participarem ativamente do mundo em que vivem, as crianças devem brincar, pois brincando elas desenvolvem seu senso de companheirismo, sua auto-expressão, auto-estima, sua auto-confiança e autonomia.

Brincando a criança se sente estimulada a experimentar, descobrir, criar e aprender. As atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento da criança, pois colabora na sua formação de homem autônomo, na participação comunitária, em seu desenvolvimento pessoal e consequentemente no desenvolvimento de uma auto-estima satisfatória.


Abaixo alguns jogos trabalhados pela Professora Erondina em sala:



Fazendinha do grupo: Ana Paula, Juliana, Thais, Camila e Pedro





Fazendinha do grupo: Nicole, Licionir, Izabel.


Fazendinha do grupo: Maira, Isabela, Pedro, Ordelina, Suilza.






As  brincadeiras  e  jogos  fazem  a  criança  crescer, pois  proporciona na   maioria  das   vezes  , ou  senão  em  todas  as  ocasiões,  a  procura  de soluções e de alternativas  para  desenvolverem de forma prazerosa o que lhe é proposto.
Pedro Ana Paula e Camila
Estudos  psicológicos e educacionais  revelam que  brincar é  fundamental   para   a construção  do  pensamento e   para aquisição de conhecimento  pela  criança, pois além de contribuir para que ela aprenda a se expressar e a lidar com suas próprias emoções, a brincadeira contribui para o desenvolvimento da auto-estima.
O lúdico é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para que o indivíduo desenvolva uma boa saúde mental, preparando-se para um estado interior abundante, facilitando os processos sociais, comunicativos, expressivos e construtivos no âmbito do conhecimento.
Desta forma, para o professor inserir o lúdico é prioritária uma formação acadêmica para que a teoria seja desenvolvida através da prática de acordo com os objetivos a serem alcançados.  Esta formação teórica servirá como suporte necessário para que o professor compreenda que suas aulas precisam ser dinamizadas. Trata-se de ir um pouco mais longe ou, melhor dizendo, um pouco mais fundo. Trata-se de formar novas atitudes, daí a necessidade de que os professores estejam envolvidos com o processo de formação de seus educados. Isso não é tão fácil, pois, implica romper com um modelo, com um padrão já instituído, já internalizado.

Aula do dia 22 de Fevereiro de 2017

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