A IMPORTÂNCIA DOS
JOGOS PARA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Na postagem desta semana vamos trabalhar a importância do lúdico
dentro da sala de aula! Nosso encontro foi para tratar as varias abordagens da
Matemática e seu ensino de forma significativa sobre a perspectiva de jogos e
atividades de criação.
Para desenvolverem e participarem ativamente do mundo em
que vivem, as crianças devem brincar, pois brincando elas desenvolvem seu senso
de companheirismo, sua auto-expressão, auto-estima, sua auto-confiança e autonomia.
Brincando a criança se sente estimulada a experimentar,
descobrir, criar e aprender. As atividades lúdicas contribuem para o
desenvolvimento da criança, pois colabora na sua formação de homem autônomo, na
participação comunitária, em seu desenvolvimento pessoal e consequentemente no
desenvolvimento de uma auto-estima satisfatória.
Abaixo alguns jogos trabalhados pela Professora Erondina em
sala:
Fazendinha do grupo: Ana Paula, Juliana, Thais, Camila e Pedro
Fazendinha do grupo: Nicole, Licionir, Izabel.
Fazendinha do grupo: Maira, Isabela, Pedro, Ordelina, Suilza.
As brincadeiras e
jogos fazem a criança crescer, pois proporciona na
maioria das vezes , ou senão em
todas as ocasiões, a procura de soluções e de
alternativas para desenvolverem de forma prazerosa o que lhe é
proposto.
Pedro Ana Paula e Camila |
Estudos psicológicos e
educacionais revelam que brincar é fundamental
para a construção do pensamento e para
aquisição de conhecimento pela criança, pois além de contribuir
para que ela aprenda a se expressar e a lidar com suas próprias emoções, a
brincadeira contribui para o desenvolvimento da auto-estima.
O lúdico é uma necessidade do ser humano
em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento
lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural,
colabora para que o indivíduo desenvolva uma boa saúde mental, preparando-se
para um estado interior abundante, facilitando os processos sociais,
comunicativos, expressivos e construtivos no âmbito do conhecimento.
Desta forma, para o professor inserir o lúdico é
prioritária uma formação acadêmica para que a teoria seja desenvolvida através
da prática de acordo com os objetivos a serem alcançados. Esta formação
teórica servirá como suporte necessário para que o professor compreenda que
suas aulas precisam ser dinamizadas. Trata-se de ir um pouco mais longe ou,
melhor dizendo, um pouco mais fundo. Trata-se de formar novas atitudes, daí a
necessidade de que os professores estejam envolvidos com o processo de formação
de seus educados. Isso não é tão fácil, pois, implica romper com um modelo, com
um padrão já instituído, já internalizado.
Aula do dia 22 de Fevereiro de 2017
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